Uma pequena introdução.

Atender público.  Fácil imaginar a quantidade de histórias e situações que se passam e se vêm acontecer.  Assim, achei que poderia escrever...

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quinta-feira, 18 de março de 2021

Clientes "pica miolos"

Um cliente em modo pica miolos:

Pede uma chouriça, mas acontece que nesse dia eu já não tinha pão e ele queria na mesma mas com desconto!

Eu comecei por dizer que lha fazia se quisesse, mas não lhe podia fazer o desconto e assim começou a cantiga que isso era uma treta e afins.

Argumentei então que não mandava nada, só cumpria ordens e que se ele queria regatear estava no sítio errado a falar com a pessoa errada.

Mas o cliente continua com as hostilidades, até que: "Bla Bla Bla isso é a mesma coisa que ir às p*t*s, pagar por uma f*d* e só levar um br*ch*!"

Eu passei-me! 

Acabei por dizer-lhe que não bebo copos com ele nem andei com ele na escola para ouvir estas coisas. E virei costas.

Ele ainda continuou a ladrar mais um tempo e acabou por se calar e por ir embora... 

Sei que perdi a razão, mas a paciência tem limites e o cliente não tem sempre razão.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Dia mundial dos direitos do consumidor


Sejam bons ou maus clientes, antes de tudo, são também consumidores. 

E enquanto consumidores, têm direitos. Falemos um pouco sobre isso:

Definição de consumidor

Consumidor é aquele que usufruí de bens, serviços ou direitos, destinados a uso não profissional, prestados por pessoa que exerça com caráter profissional uma atividade económica que vise a obtenção de benefícios.

Os direitos do consumidor em Portugal são:

  • Direito à proteção da saúde e segurança;
  • Direito à qualidade dos bens ou serviços;
  • Direito à proteção dos interesses económicos;
  • Direito à prevenção e à reparação de prejuízos;
  • Direito à formação e à educação para o consumo;
  • Direito à informação para o consumo;
  • Direito à representação e consulta;
  • Direito à proteção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.

Em caso de necessidade, os consumidores podem reclamar utilizando para o efeito o Livro de Reclamações.

Mas não se esqueçam, que além de direitos, enquanto clientes, também têm deveres.

O respeito para com o profissional que lhe presta o serviço, deverá ser um deles.

Não há pachorra!

                       Empregado de balcão



quinta-feira, 11 de março de 2021

A boa educação.

Que fique bem claro que quem trabalha com público, não é obrigado a ser simpático.

Até porque ser-se simpático nesta profissão, às vezes, dá asas a que nos interpretem de maneira errada, e a que abusem da confiança.

Mas somos obrigados, sem dúvida, a ser educados. Tal como os clientes também deveriam ser.

Para que se perceba, acontece tão pouco, que é extremamente gratificante, ouvir os clientes a dar-nos os "bons dias", as "boas tardes" e a dizerem "obrigado".

Assim, tenho uma proposta para vocês: façam felizes um empregado de balcão, sejam bem educados com ele! 

Não há pachorra!

Empregado de Balcão